O que é a lã:

-Dá-se o nome de lã ao revestimento piloso natural dos ovinos vulgarmente chamados carneiros, ovelhas, borregos ou cordeiros. Os pêlos que constituem a lã crescem da epiderme do animal e são mais ou menos curtos, finos e ondulados. São estas as características que irão definir a qualidade do tipo de lã.
-Cada fibra é constituída por uma ponta, um eixo e uma raiz. A ponta só existe nas fibras de primeira tosquia. A raiz é constituída por um bolbo que é mais tenro que o caule e onde as células estão em desenvolvimento.
A forma da fibra da lã é mais ou menos cilíndrica e ondulada. A fibra possui vários tipos de células:
 No córtex. Os tipos de células predominantes dispostas ao longo do eixo da fibra de uma forma espiralada denominadas de ortocortex e para córtex assim como um canal central, a célula cortical ou medula. Quando o paracortice é maior que o ortocortice isto resulta numa lã mais grossa e de menor qualidade enquanto que quando existe equilíbrio entre os dois resulta numa fibra mais fina e ondulada como as de tipo Merino.
vista de um filamento de lã ao microscópio.

A cutícula é a camada exterior da fibra que lhe dá um aspecto escamoso quando observada ao microscópio. Estas células são responsáveis pelo comportamento característico e único da lã, a capacidade de feltrar. Por cima destas escamas existe uma fina camada quimicamente inerte chamada a epicuticula.

esquema de corte tranversal de um filamento de lã.



Características físicas:

Cor: a cor da lã varia entre vários tons de branco, amarelado, castanho cinzento e preto.
várias cores de lã.

-Condutibilidade térmica: A Keratina que constitui a lã é má condutora do calor e por isso os artigos de lã constituem bons agasalhos.
-Densidade: de 1,31.
-Poder absorvente: a lã pode absorver até 50% do seu peso em água, sendo essa absorção assim com evaporação lenta.
-Taxa de recuperação da humidade: a lã é a mais higroscópica de todas as fibras. Depois de seca, s colocada em atmosfera normalizada de 20 graus C e 65% de humidade, retoma 18% de água. Esta é a sua taxa convencional de humidade.

Propriedades:

-Elasticidade a lã é bastante elástica sendo maior nas fibras mais finas. O fio resultante é bastante elástico.
-Resistência a tracção: É inferior á da maior parte das fibras, mas suficiente em muitas das aplicações
-Resistência á torção: é elevada devido á sua elasticidade.
-Resistência á abrasão: É fraca pode melhorar-se com fibras de poliamida (nylon) ou poliéster, caso frequente na biqueira e calcanhares das meias de lã.
-Aderência: Esta característica muito importante para a fiação é elevada devido á superfície escamosa das fibras às suas ondulações.
-Plasticidade: a capacidade d adquirir uma certa forma a conservar é pequena embora possa ser melhorada por acção da humidade calor e pressão.

Reacções químicas da lã:

-Acção da chama. A lã arde com dificuldade libertando um odor a chifre queimado deixando um resíduo carbonoso. Com esta experiencia podemos reconhecer a existência de lã em determinado tecido.
-Acção do calor. A partir de 150 graus C a lã amarelece.
-Acção do cloro: o cloro ataca fortemente a keratina no entanto se for utilizado de forma adequada serve para amaciar a lã atenuando a superfície escamosa e o efeito feltrante.
-Acção das bases: a lã é atacada pelas soluções alcalinas. No entanto pode se lavar a lã com uma solução fraca de amoníaco.
-Acção dos ácidos. A lã suporta os ácidos diluídos. O ácido sulfúrico é usado para remover resíduos vegetais presos á lã. O ácido acético é usado para avivar as cores dos artigos de lã.
-Acção dos oxidantes: para branquear a lã deve usar-se agua oxigenada ou peróxido de sódio. O hipoclorito (agua de javel) não deve ser usado pois ataca a lã.