Transformar a lã em tecido.


A lã é retirada da ovelha por meio de tosquia. O conjunto total retirado de uma ovelha é chamado velo ou tosão.
A variação na qualidade da lã depende da raça do animal e não só, existem várias qualidades entre as zonas de um mesmo velo ou tosão. Estas diferentes qualidades são devidamente separadas após a tosquia. No caso de animais abatidos o processo de retirar a lã pode ser feito por arranque facilitado por produtos químicos.

tosquia manual.

Antes de ser transformada em têxtil, a lã passa por um processo de lavagem afim de retirar as impurezas tais como terra  e outros tipos de matéria orgânica agarrada ao pelo assim como o suint e o sebo natural produzido pelo animal.
O suint constitui 20 a 75% do peso da lã acabada de tosquiar e é constituído essencialmente de sais minerais. Para tal a lã é lavada com água quente a 40 graus C e carbonato de potássio. Para dissolver as gorduras do sebo a lã deve ser lavada de novo com agua quente e sabão.
Após este processo segue-se a enzimagem. Isto consiste em pulverizar a fibra com óleos vegetais a fim de amaciar o pelo e facilitar o deslize entre as fibras durante a fiação. Este tratamento também diminui a tendência que as fibras têm para se carregarem de electricidade estática quando atritam umas sobre as outras.
maquina para pentear artesanal

Após a penteação a lã pode ser transformada em tecido de duas formas principais. Pode ser fiada ou pode ser feltrada. No caso da lã fiada, pode ser utilizada para fazer malhas entre outros tecidos. A fiação é conseguida através da torção e esticamentos das fibras da lã entre elas. A feltragem da lã é um processo natural e característico desta fibra aproveitado no caso da fabricação de feltros , flanelas de lã e usado como elemento de ligação no acabamento dos tecidos de lã. Tanto um processo como o outro podem ser feitos manualmente ou com a ajuda de máquinas.

A feltragem:
isntalação em feltro na terra de Arraiolos.

A feltragem é uma característica típica e única da lã, visto que só esta fibra a possui naturalmente.
Manifesta-se por uma alteração dimensional irreversível dos produtos feitos com lã (fios malhas ou tecidos) quando submetidos a um processo de agitação mecânica, na presença de um lubrificante (agua sabão detergente e outros) a temperatura e o PH são também importantes para se obter uma feltragem máxima num mínimo de tempo de tratamento. A feltragem é uma forma de encolhimento irreversível, isto é, que não pode ser recuperado por esticamento. Com a feltragem de tecidos e malhas o ponto de estrutura deixa de se notar.

(ver filme sobre feltragem artesanal)
http://youtu.be/FuoWHBnpujg

A  fiação:

imagem de fiandeira

Após a limpeza, cardação e penteação da lã, as fibras são dispostas de forma paralela entre elas. De seguida são estiradas reduzindo assim a sua massa por unidade de comprimento e recebem uma pequena torção formando o pavio. Existem várias técnicas de fiar mas a convencional é denominada de fiação por anel.

(Ver entrevista com Fátima Gavinho sobre processo de transformação da lã em fio)
link:  http://vimeo.com/23001280

Exemplo do uso da lã em peças de roupa:


Camisola em lã fiada, tricotada e tingida com azedas por Fátima Gavinho.

Etiquetagem de um artigo feito em lã pura:


etiqueta da camisola feita pela Fátima Gavinho.